5 dicas para começar o novo ano no trabalho


Tanto a nível pessoal como profissional, o início do novo ano apresenta-se como um mar de possibilidades. Fervilham novas ideias, novos projetos, novas oportunidades.

É tempo para tomar decisões e estabelecer metas. É a altura de abordar o nosso trabalho com novo vigor e paixão.

Para o ajudar a alcançar as suas metas em 2019, agrupamos uma lista de cinco ótimas maneiras de começar o novo ano no escritório.
Estas ideias não só o vão ajudar a começar bem o seu ano, mas realizadas a longo prazo, vão transformar a maneira como trabalha.

1. Livre-se da sua carga

Se tem uma mesa designada ou trabalha em qualquer lado, aproveite o início do ano para limpar a desorganização.

Livrar-se de todos os documentos com mais de três meses que ainda estão à espera da sua leitura e dos lanches que vivem em sua mesa ou nas suas malas.

Depois de limpar o seu espaço de trabalho, vai sentir-se como se tivesse perdido 6 quilos sem que para isso nunca tenha ido ao ginásio.

Este também é um ótimo momento para se comprometer digitalmente com os seus arquivos. Crie um novo sistema para notas, listas de tarefas e documentos que reduzam a quantidade de papel que deve manter.

2. Mude o seu espaço

No novo ano, adquira o hábito de mudar onde trabalha para acomodar a sua atividade atual.

O trabalho de concentração intensa requer um espaço mais privado, enquanto o burburinho dos colegas de trabalho pode oferecer o cenário perfeito para um projeto colaborativo.

Uma mudança de ambiente pode ajudar a ganhar mais energia, e uma postura diferente – de sentar-se de pé ou reclinado – pode melhorar a sua concentração.

Procure alguns locais no escritório que suportem seus diversos modos de trabalho e comece a usá-los regularmente. Você experimentará imediatamente a diferença.

3. Use a tecnologia de forma mais eficaz

A tecnologia faz parte do quotidiano das nossas vidas, mas muitas vezes ajudam também a aumentar o nosso stress.

Por exemplo, a pessoa média verifica o e-mail 15 vezes por dia, mas vários estudos sugerem que verificar menos o seu e-mail (recomendam três vezes por dia) pode torná-lo mais feliz.

Seja mais eficiente no uso de tecnologia no escritório este ano. A integração da tecnologia com um espírito “analógico” e contemporâneo vão ajudá-lo a encontrar um equilíbrio entre produtividade e felicidade.

4. Crie mais pontes com as suas refeições

A maioria das pessoas deseja gastar menos tempo na cozinha – mas o café no escritório é um ótimo lugar para construir companheirismo e espírito de equipa.

Convide colegas de trabalho para tomar café ou almoçar e encontre interesses similares e pessoais. Vai ver que muitas destas conversas vão acabar em controvérsia sobre um problema de trabalho, resultando muitas vezes numa solução criativa.

5. Sinta-se em casa no seu escritório

As pessoas passam muito tempo no escritório, por isso recomendamos a inclusão de pequenos apontamentos pessoais para torná-lo um espaço confortável e desejável onde lhe apetece gastar o seu tempo e energia.

A aplicação de vegetação, obras de arte, itens pessoais e áreas de repouso confortáveis podem fazer um escritório parecer mais acolhedor para os funcionários.

Crie zonas de “chill out” no escritório com espreguiçadeiras e sofás que lembram uma sala de estar acolhedora e que fornecem aos funcionários um oásis revigorante para recarregar energias.

Pedir mais informações
Partilhar notícia

A Cubique é uma empresa one stop shop de soluções de escritório para profissionais. Somos especialistas em soluções de impressão (MDS), tecnologias de informação e mobiliário e interiores.